Monday, March 20, 2006

Eleicões

(Alguém sabe o caractere especial pra que o diabo da cecedilha funcione?)

Bom. Deixando as outras discussões mais "baixo-nível" de lado (i.e. existência, biologia, moral e matemática), vamos falar sobre eleicões. Em outubro deste ano, cerca de 115 milhões de eleitores irão decidir quem será o presidente pelos próximos 4 anos (existem outros cargos que serão votados, mas acho que posso dizer que a presidência é o mais importante). Assumindo que a democracia é um sistema que funciona (algo que definitivamente não é uma verdade universal), e assumindo que o Brasil está totalmente submetido a uma democracia, nos resta somente decidir qual candidato nos parece mais atraente. O que devemos fazer, portanto, é pesquisar com afinco o passado dos candidatos, as medidas tomadas/aprovadas/apoiadas por eles e a posicão política deles como um todo. Isso é o que pouquíssima gente faz, e é o que eu acredito ser o essencial para formarmos um corpo votante consciente. Eu não sei ainda em quem vou votar (sim, porque a contar de 2006 este ilustríssimo cidadão que vos escreve comeca a votar também :) ), mas eu pretendo ter uma decisão bem definida até o dia das eleicões. Eu pretendo pesquisar a fundo o histórico dos candidatos, de seus partidos e etc. Mas, se eu tenho um blog na internet, porque restringir esta pesquisa somente aos meus olhos? Portanto, a partir da data em que todos os partidos já tiverem encaminhado seus candidatos à presidência, eu irei elaborar dossies destes candidatos e publicá-los aqui. Muitos destes documentos vão demonstrar minha opinião sobre os políticos em questão, e eu acho que a moral da democracia é essa mesma: Cada um argumenta o que pensa, e as idéias que tiverem a maior aceitacão serão, no final das contas, assumidas como as utilizadas. A quem interessar possa, vão aparecer "fichas" sobre os principais candidatos à presidência da república e, se o tempo permitir, vou fazer a mesma coisa com os candidatos ao governo estadual.

PS: o Garotinho ganhou a prévia do Rigotto ontem, e o Alckmin ganhou do Serra, pra quem não sabe.

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

ç:

tenta usar a mesma tecla que usas para o acento agudo (á, é), como se fosses acentuar o c. No meu funciona.

9:42 PM  
Blogger Felipe Rijo said...

o código para o html mostrar acentos é com o & na frente, e logo depois o seguinte:

ç --> ç
Ç --> Ç

10:07 PM  
Blogger Felipe Rijo said...

naturalmente, eu escrevi e ele interpretou exatamente como deveria. agora, com espaços:

& c c e d i l ; ---> ç
& C c e d i l ; ---> Ç

10:08 PM  
Blogger Luiz Scheidegger said...

vou usar o c c e d i l & coisinha, pq no meu c com acento REALMENTE vira um c com acento agudo... o.O vai entender hehehe

10:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

Sobre os posts mais recentes:

Uma possível razão para continuar sendo pertinente o conceito de nação soberana é que existem diferenças entre as nações quanto ao seu próprio estágio de avanço institucional, e sua conseqüente inserção na megalópole digital planetária. Para as nações avançadas, ultrapassar limites de soberania faz sentido e nem há necessidade de existirem fronteiras; para as atrasadas, soberania é uma forma de se defenderem que é acessível ao seu escasso patamar de evolução. Nações com desigualdades escandalosas de desenvolvimento (quem?...) não conseguem ser coerentes em relação ao conceito; pelo discurso de cada indivíduo (defender o nacionalismo ou defender o internacionalismo) pode-se especular sobre o estágio de desenvolvimento desse indivíduo.

Democracia é um péssimo sistema de governo. Os outros sistemas é que são piores. (Ou algo muito parecido, foi dito por Winston Churchill)

Eleições: Além do conhecimento sobre os candidatos, também seria instrutivo discorrer sobre o que acontece (ou poderia, ou deveria acontecer) quando o total de votos em branco (ou nulos) for superior ao total do candidato mais votado.

Universidade: Bom começo.

About posts to come: Just learn from the past, and just for planning the future. All the rest is PRESENT to be enjoyed. Have fun.

10:04 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home