Saturday, March 07, 2009

Burn to the wick

História do dia: A casa do outro lado da rua de onde eu moro pegou fogo. E não foi pegar fogo do tipo de fazer sair fumacinha pela janela. Oh, no. It was something else altogether:

We don't need no water, let the motherfucker burn!

A nossa casa fica numa esquina, da 1300E com a Harvard Ave. (40.744N, 111.854W). ("avenues" aqui são ruas residenciais estreitas, mais ou menos como uma Bagé da vida). Do outro lado da Harvard Ave. tem um terreno onde não tem nada construído porque o terreno é um barranquinho com um riacho no fundo, então só tem mato. Do outro lado da 13th tem essa casa (ou melhor, tinha) imensa, que pela fachada que a gente enxerga parecia meio feia, mas era super luxuosa.

Ontem eu voltei para casa perto das 8h da noite, a pé, pela 13th, e quando eu cheguei em casa tudo estava sob controle (porque eu não vi nenhuma bola de fogo gigante saindo da dita residência). Uns cinco minutos depois o John chegou em casa também a gente foi para a cozinha preparar a janta. A janela da cozinha dá para a Harvard, mas dá para enxergar um pouco da 13 (porque a casa é bem na esquina). Enquanto a nossa janta estava em construção, a gente começou a ouvir uma sirene de bombeiros descendo a 13th. Eu olhei pela janela e vi um ladder-truck passando, e pensei "bom, alguma coisa está acontecendo". O detalhe é que o tal do ladder-truck foi freando cada vez que chegava mais perto da esquina! "Hey, John, it looks like... it's slowing down.. ?" Dai eu estiquei o pescoço na janela para olhar onde o caminhão estava indo, e, "Holy SHIT! Dude, check this out! Hoooly shiit!!". Pela janela dava para ver só uma bola de fogo gigante englobando a tal da casa do outro lado da rua inteira. Imaginem mais ou menos a foto ali de cima, mas consideravelmente pior, porque eu demorei uns minutos para me tocar de pegar a câmera e ir tirar fotos, e a essas alturas o telhado já tinha quase todo queimado.

Depois disso a gente correu para a porta da frente da nossa casa (que dá para a 13th), e dava para sentir a radiação do calor vindo do outro lado da rua mesmo da nossa sala de estar! Na rua tinha um monte de gente assistindo ao espetáculo, e os bombeiros tinham acabado de chegar. A primeira coisa que eles fizeram, depois de montar todos os apetrechos e pressurizar todas as bombas foi encharcar o telhado da casa vizinha à que estava em chamas, obviamente para evitar que as fagulhas pulassem de um incêndio para outro. A 13th ficou bloqueada por policiais uns 100m para cima e uns 100m para baixo da nossa casa, e eles desviaram todo o tráfego para outras ruas. Pelas 9h da noite os bombeiros começaram a realmente apagar o fogo (a essas alturas as chamas já tinham diminuído, porque não tinha mais telhado para queimar), e eles ficaram encharcando o que sobrou da casa até umas 10h30. Nesse meio tempo tinham umas 20 pessoas no jardim da nossa casa assistindo a tudo isso, e batendo papo. Aparentemente quando a casa dos outros pega fogo é motivo para fazer social.

Depois que o incêndio principal aliviou, os bombeiros começaram a arrumar as coisas para ir embora, mas aparentemente eles não se deram conta que ainda tinha chamas dentro da casa.. A gente tentou avisar eles, mas eles não nos deram ouvidos. Perto das 11h eles finalmente se deram conta que o serviço não estava acabado (porque agora todo o andar de baixo da casa estava em chamas), e remontaram toda a parafernalha de bombas e mangueiras e tal. Nesse meio tempo um  dos bombeiros, que foi super gente fina, veio conversar com a gente para pegar relatos do que que poderia ter acontecido. No final das contas a gente ficou conversando sobre simulação de incêndio (porque o Mike, um amigo nosso que estava aqui também, trabalha com isso no SCI), e ele acabou pegando cópias das fotos que eu tirei para usar na investigação (sim, bombeiros aqui carregam um memory stick "from the department").

Depois disso as chamas morreram, e a casa agora de manhã está cercada de "Police Line - DO NOT CROSS". Fora o fato de que não tem mais telhado, a fachada da casa até que está em boas condições, não sei como.

Agora, a história dessa casa é ainda mais cabeluda do que só um incêndio. A casa sempre parecia meio abandonada, e de vez em quando paravam uns carros suspeitos na frente, as pessoas ficavam dentro da casa por uma meia hora, e iam embora. A nossa teoria é que a casa era ou um Crystal Meth lab ou um bordel. Além disso, essa não foi a primeira vez que a casa pegou fogo. Segundo o Dave, há um ano mais ou menos eles viram fumaça no andar de cima, e reportaram. O dono falou que tinha sido um "electrical fire". E também, para completar, entre esse primeiro incêndio e ontem, a casa foi broken into. Uma outra hipótese que a gente tinha era que tudo isso era esquema para arrecadar a grana do seguro.

Anyway, como a casa ainda estava sendo remodelada depois do incêndio ano passado, não tinha ninguém dentro, então ninguém se machucou. Mas foi bem espetacular, regardless. Fotos no Flickr

5 Comments:

Blogger João Ricardo said...

podia ter levado uns marshmellows pra curtir a night ali heuhehue =P

OWNED

8:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

Que maquiavélica, mas eu amo quando consigo presenciar essas coisas...

4:14 PM  
Anonymous Anonymous said...

ahhh
nada a ver mas qndo vi q tu tem blog desde 2005 fui ver os primórdios,
ai me deparei com:

"Fato imbecil do dia: Minha discussão sobre reforma agrária e o conceito de propriedade privada na hora do almoço. Não serviu para nada (note to self: Escrever algo a respeito) "

EU LEMBRO DA DISCUSSAO!
Eu tava começando a ser comunista... tsc tsc
haha

saudade

4:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

existe vida desse lado daí?? :P

7:51 PM  
Blogger Mariana Amaro said...

Aff, que inveja nunca vi um incendio =(

ia ser um furo jornalistico heheh

9:12 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home