Friday, January 30, 2009

Rounding the Halfway Mark


Hoje faz exatamente 6 meses que eu cheguei nos EUA. Isso significa que, barring algum acontecimento extremamente nao planejado, eu estou exatamente na metade do tempo que estou passando aqui. Psicologicamente, eh uma data interessante: Se eu quero pensar que eu ainda tenho bastante tempo aqui, eh facil; basta me dar conta que eu ainda tenho todo o tempo que eu jah passei aqui para passar aqui de novo. Se, por outro lado, me bate a saudade e eu quero pensar que falta pouco para eu voltar, tambem eh facil; eu soh preciso me dar conta que a partir de hoje, cada dia que passa faz com que a diferenca entre o tempo que eu jah tive aqui e o tempo que falta aumenta por *dois* dias! All in all, um dia bem conveniente..

Mas enfim. Eu estava me dando conta que eu nunca escrevi direito aqui sobre exatamente o que eu estou fazendo em Salt Lake City '08/'09! Agora is as good a time as any para fazer isso, entao vamos lah:

Ainda no Brasil, eu tinha uma bolsa de pesquisa e Iniciacao Cientifica na UFRGS na area de Computacao Grafica. Eu fiquei nessa bolsa por dois anos, mais ou menos. Meu orientador no Brasil, o Comba, conhece um brasileiro, o Claudio, que eh um professor/pesquisador aqui na Universidade de Utah, e que trabalha mais ou menos na mesma area que o Comba. Com esse contato, o Claudio me ofereceu uma bolsa de pesquisa com a duracao de exatamente um ano em Salt Lake City, para trabalhar no SCI (SCI stands for Scientific Computing and Imaging Institute), junto com o grupo de pesquisa dele. Eu aceitei este convite, e, seis meses depois, here I am.

O grupo de pesquisa do Claudio envolve varias pessoas, e trabalha em varias areas diferentes, todas relacionadas de certa forma com Computacao Grafica e Visualizacao Cientifica. Computacao Grafica, em poucas palavras, se preocupa em desenvolver maneiras de fazer com que um computador crie imagens em geral. Visualizacao Cientifica, basicamente, usa Computacao Grafica para pegar dados que cientistas obtem de alguma forma e mostra esses dados graficamente, para ajudar os cientistas a ter mais insight sobre o que eles estao estudando.

Como essas duas areas sao super gerais, as pessoas aqui trabalham em coisas que variam desde geometria computacional (que tem um monte a ver com geometria mesmo, as in mathematics) e vai ateh programacao eficiente em placas de video. No meu tempo aqui, eu tou tendo oportunidade de meter meu bedelho undergrad um pouco em varios trabalhos diferentes, e isto estah sendo bastante produtivo (para mim anyway).

O projeto principal que eu estou envolvido tem a ver com a Display Wall que eu mostrei nuns posts anteriores. A gente tem esse equipamento gigante no laboratorio onde eu trabalho, e eu estou envolvido, basicamente, em fazer tudo funcionar. Isso envolve um pouco de programacao paralela, porque eu preciso fazer com que mais de um computador (ao total, 6 computadores compartilham o controle da Display Wall) conversem entre si e play nice, e envolve tambem Computacao Grafica e SciVis, porque uma vez que os computadores estao conversando uns com os outros, a gente quer usar a Display Wall para mostrar imagens!

Alem desse projeto, eu tambem ajudo aqui e ali em outros projetos de outras pessoas. Estes projetos costumam ter um pouco mais de matematica envolvida, basicamente porque eu gosto de matematica e me meto nas coisas dos outros para tentar ajudar eles com seus problemas.

A minha rotina de trabalho eh mais ou menos a seguinte: eu chego na Universidade perto das 10h da manha (that's right!), vou ateh o meu computador, e normalmente tem alguma coisa que eu tenho que programar relacionada a um desses projetos que me envolvem. A gente tem reunioes do grupo do Claudio semanalmente, onde a gente discute os trabalhos de todo mundo, e tenta pensar em maneiras de resolver os problemas uns dos outros. O grupo inteiro eh dividido em dois ou tres laboratorios no 4o andar do predio, mas a gente fica saracoteando de um laboratorio para o outro para discutir ideias novas. Essas discussoes normalmente envolvem muito cafe e uns 5m^2 de quadro branco. No final, normalmente a gente consegue pensar em alguma maneira interessante de resolver algum problema, e isso vira o que eu programo (em parte) no dia seguinte.

Depois de tudo isso, quando as ideias estao bem consolidadas e jah tem algum prototipo rodando e gerando resultados, a gente comeca a rabiscar um artigo para publicar esse trabalho. O artigo passa por dezenas de revisoes por um periodo de umas duas ou tres semanas (que normalmente sao super estressantes porque sao as *ultimas* duas ou tres semanas para enviar o artigo). No final do ultimo dia, a gente tem uma versao finalizada do artigo, que a gente envia para a revisao. Dai eh soh torcer para que a revisao seja boa e o artigo seja aceito :)

Eu tambem assisto a algumas aulas de vez em quando. Tecnicamente eu nao estou matriculado nelas, mas como os professores que dao aulas que me interessam trabalham basicamente no mesmo andar que eu, eh soh ir ateh o office deles e me escalar para assistir as aulas. Eu assisti a algumas aulas introdutorias de Topologia e agora estou frequentando uma aula de Processamento Geometrico.

Well, isso eh mais ou menos a rotina que eu gerencio durante a semana.. Espero que de para ter uma nocao do que eu estou fazendo por aqui mais especifica do que 'trabalhando'..

PS: 6 meses!

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Não é fácil descrever uma rotina de trabalho, mas foi muito legal saber um tiquinho mais sobre o que fazes por aí no "tempo útil", já que sobre o resto do tempo temos tido ótimas reportagens!

Feliz meio-ano!

12:06 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi!!!!!
Agora posso explicar um pouco quem pergunta por ti. Como eh bom abrir o blog e encontrar novidades. UM beijo

5:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oie!
desculpa nao ter tido mto tempo pra postar alguma coisa aqui, mas a rotina foi bem puxada nos ultimos dias :P
legal saber direitinho o que tu ta fazendo, vou poder explicar melhor pra minha mae do que : ahn, ele foi trabalhar, mas nao ta estudando e tem a ver com o estagio q ele tinha aqui no brasil ahahahhah
anyway, miss you a lot
agora falta menos de 6 meses :D
beijao hero

12:21 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home