Saturday, August 13, 2005

A Call to Arms

Ontem terminei de ler "O Arquipélago II", segundo tomo do último volume da trilogia "O Tempo e o Vento". Com o centenário do Érico Veríssimo, todo mundo tem lido os livros dele, mas isto não tira nem um pouco a qualidade dos próprios. É impressionante que no livro se passam mais ou menos 25 anos, entre 1920 e poucos e 45 e surgem, só entre este tempo, três revoluções no Brasil! Eu fico abismado, porque eu vejo que nestes tempos as pessoas tinham idéias e lutavam. Tudo bem que lutar nem sempre resolve as coisas, mas eu tenho certeza que _não_ lutar não resolve absolutamente nada. Outra coisa que temos que manter em mente é que de repente as coisas não eram exatamente assim naquela época. O romantismo que o livro passa pode ser somente literário mesmo. Mas eu me recuso a ter uma visão tão cínica do mundo, a ponto de pensar que nunca existiu nenhum herói, ou ao menos ninguém que lutasse por ideais legítimos. Daí eu me pergunto: Onde estão essas pessoas agora?

A gente vê todo dia escândalos cada vez mais absurdos na política do Brasil, e daí o que se faz nas ruas é somente dizer "Estes políticos pensam que nós somos idiotas.". Mas não somos? Eu ainda não vi ninguém se manifestar de forma efetiva contra toda esta palhaçada que nos cerca. Então somos idiotas sim! Onde estão os revolucionários, reacionários e idealistas afins? É bem possível que se eles tomassem o poder, eles fossem corrompidos. Mas pelo menos assim teríamos _alguma_ mudança neste "estado que não é nação".

A única coisa que me vem à cabeça, quando eu procuro onde estão nossos "heróis" (já que eu tento não me render à visão idealizada de heróis verdadeiros), é que a geração que governa nosso país teve toda sua vontade política castrada pela Ditadura Militar. Todos que têm a capacidade de fazer alguma coisa atualmente estão muito traumatizados, depois de mais de 20 anos de opressão violenta. Quanto tempo vai demorar para superarmos este trauma? A resposta dessa pergunta me assusta, pois não vejo nada no futuro próximo. Then again, eu sou só um piazinho de 17 anos. Não tenho toda a "vivência" de quem nos governa. Pelo menos vontade eu já tenho de novo. Agora, onde estão os outros? Speak up!
--- Seção "Do dia" ---

Música do dia: Legião Urbana - Gente Humilde (já passou um mês :) )

Piada do dia:
(O nível dessa é horrendo, mas é a única que me vem à mente)
-Mamãe, porque eu tenho olhos puxados, você é branca e papai é negro?
-Depois daquela festa, filho, fique feliz por não ter nascido latindo...

Fato imbecil do dia: Nada. O mundo ao meu redor anda corrputo demais...
Frase do dia: "God does not play dice."
Albert Einstein

5 Comments:

Blogger Adriana PS said...

"Não adianta olhar pro céu, com muita fé e pouca luta"

5:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

6:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

6:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

6:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

6:52 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home