Friday, November 18, 2005

Attention all: this is a drill.

Eis aqui o texto que eu escrevi na Redação do Simulado:
(primeiro o tema...)
Produza um texto de natureza dissertativa (argumentativa), posicionand-se frente à seguinte questão: beleza ou inteligência, qual característica você considera mais determinante para que se possa alcançar a felicidade?

Tal questão mostra-se polêmica e atual. blá blá blá

(agora o texto)
"Que me perdoem as burras, mas beleza é fundamental

Para alcançarmos felicidade na vida, devemos sempre preferir a inteligência à beleza. Isto vem do fato de que o conceito que a sociedade tem daquilo que é belo é fluido e varia, enquanto a inteligência é um atributo permanente, capaz de nos ajudar em qualquer situação.
A capacidade de julgamento, o bom-senso e a racionalidade são características que podem auxiliar qualquer indivíduo. Em concursos públicos, ou provas de qualquer natureza, o que irá nos distinguir é o nosso conhecimento, e não as curvas sinuosas de nosso corpo. Além disso, é muito mais dispendioso adquiririmos beleza do que inteligência. Um pouco de boa vontade e estudo já bastam para engrandecer nosso conhecimento, enquanto quem não nasce belo deve passar por diversas cirurgias, dietas e atividades físicas para melhorar sua aparência. Estes procedimentos podem até causar sérios danos à saúde de quem a eles se submete, enquanto a leitura de um bom livro proporciona, além da construção de inteligência, somente prazer e tranquilidade. Adicionalmente, quem vive em função de sua beleza deve estar sempre preocupado com as rápidas mudanças na moda e nos padrões estéticos da sociedade. É muito comum encontrarmos artistas da grande mídia que não foram capazes de acompanhar este rápido fluxo e acabaram caindo no esquecimento geral ou sucumbindo ao uso de drogas. Aqueles que contam com seu intelecto, por outro lado, desfrutam de uma tranquilidade maior, pois sabem que sua adaptabilidade, decorrente do conhecimento, pode guiá-los por uma vida segura e feliz.
"Que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental." Vinícius de Moraes, em uma de suas grandes máximas, deve ser revisto. Não resta dúvidas quanto ao fato de que beleza é algo importante e agradável. Mas o atributo verdadeiramente fundamental para atingirmos a felicidade é a inteligência."

Ei-lo. Na verdade esse é só o rascunho, eu mudei algumas coisas na versão final (inclusive possíveis erros de português). Quanto ao resto do Simulado, eu fiz os seguintes escores:
Portugues - 27;Inglês - 27;Física - 26;Matemática - 25;Química - 24;Biologia - 21;História - 20;Geografia - 15;Literatura - 15.

Se esses scores fossem avaliados no CV2005, eu iria ficar com um score de 778,37. (Me exibindo aqui) Isso, pra quem não sabe, passa em Medicina :) .

Obrigado pela sua atenção e uma boa noite a todos.




3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

15 e 15? Tsc tsc tsc. quero ver >20 todas! :)

3:05 AM  
Blogger Luiz Scheidegger said...

you shall, you shall :)

2:33 PM  
Blogger Felipe Rijo said...

heheheheh boa redaçãozinha...

a beleza está a flor da pele, mas a feiúra vai até o osso!

12:10 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home